segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Preconceito e Descaso.

E o preconceito no Brasil, existe ?
Lógico que sim!
Mais quando falamos preconceito já vem na cabeça o preconceito pela cor da pele, dito preconceito racial, termo que eu não gosto.
Muitos pregam a idéia de que no Brasil não tem preconceito, pois somos quase todos mestiços, surgimos da mistura de tantos povos :  indios, europeus, escravos africanos, dentre outros.
Mais alem desse tipo deprimente de preconceito existem muitos outros, por classe social, religião, nacionalidade, tribos adolescentes,por deficiência física  e muito mais.
Como o nome já diz PRECONCEITO, é o ato de pré julgar, de julgar sem conhecer.
Abominável ato é este que na juventude faz sucesso, descriminar o próximo  pelo cabelo, pela roupa colorida, ou preta, por ser gordinho ou magrinho, por ser alto ou baixo, por ser moreno ou branco,  pela opção sexual, entre outros muitos.
Dentro da juventude  principalmente nas escolas ocorre o bullying.
                                                        A mais o que é bullying ?
é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo.
O bullying é altamente influenciado pelo preconceito, a pessoa que pratica o ato se vê maior, mais forte, mais poderosa perante a outra, e esta se vê oprimida e amedrontada.
Muitos adolescentes sofrem com o bullying em escolas brasileiras mais tem medo de se manifestar, e de lutar pela sua liberdade de expressão de caráter e de paz.
Talvez você que esteja ai lendo esse artigo já tenha sofrido, ou sofre com esse problema, seja um adolescente forte e lute contra ele, peça ajuda dos seus país, professores, amigos, o que não pode acontecer é você sofrer calado.
Preconceito é crime inafiançável, e você pode denunciar !
Aqui no Brasil um caso que me chamou atenção, ocorreu em Porto Alegre, um jovem de 15 anos foi morto com um tiro nas costas por um colega de escola quando saia do ônibus. O motivo, ele era descriminado por ser alto e gordo, e tinha virado motivo de piada na escola que estudava.
Matheus, sofreu preconceito e não se manisfestou, e quem estava perto não fez nada para evitar, e assim acabou em morte.    Confira a reportagem sobre o caso.

Como diz a musica do Grabriel Pensador :

"Racismo, preconceito e descriminação em geral é uma burrice coletiva sem explicação, afinal que justificativa você me dá para um povo que precisa de união"


E o descaso com o deficiente, existe ?
Existe, e é bem pior do que nos podemos imaginar.
Você já ouviu falar que existem interpretes de LIBRAS ( Língua Brasileira de sinais ) em hospitais, farmácias, e lugares públicos?
Não, talvez porque não exista !
Esse é um descaso enorme com essa comunidade, mais não para por ai, e o preconceito que eles sofrem, ninguém faz absolutamente nada.
Tem também os cadeirantes, que sofrem com a falta de acesso a calçadas, ônibus, metros, lojas, shoppings e etc.
Essa semana eu fotografei uma situação absurda, onde um carro TAMPA COMPLETAMETE  a calçada de uma rua movimentada aqui de cuiabá.
Confira :

E o cadeirante passa por onde ?
PELA RUA.
E se ele morrer ?
Vira numero, estatistica !
Cade os amarelinhos pra multar esse cidadão ?!
È, para o que realmente importa eles não ollham.
Talvez não tenha multa por ser a calçada de um prédio de ALTA, entenda como quiser.



Pare, peflita sobre o assunto e comente !
Não esqueça de visitar a pagina dos outros mentores.
Seja mais que normal seja um jovem DISCOLADUH !
Beijão da Renata, ótima semana <3