domingo, 23 de janeiro de 2011

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Boa Noite descolado, Tudo bem com você? Espero que sim! (:

Hoje eu vou falar sobre um grave problema social, problema este que não depende da boa vontade de cada um para se resolver.
A gravidez na adolescência provocada pela educação de péssima qualidade e pela falta de planejamento familiar, pela falta de informação dos jovens e também pela falta de responsabilidade dos mesmos.
Este problema  há anos muda a vida de muitas pessoas, e muda a realidade do Brasileiro, isso por que quanto mais jovens tem filhos no Brasil, mais crianças sem educação de qualidade, mais pessoas na miséria, mais fome, mais desgraça, mais caos nos sistemas públicos, enfim, mais problema na sociedade.
Sabemos que isso não vai mudar enquanto o governo, o mais indicado para a solução, não investir pesado na educação pública, na saúde, e nas campanhas de planejamento familiar.
No Brasil, onde não há controle de natalidade e onde o planejamento familiar e a educação sexual ainda são assuntos pouco discutidos, a gravidez acaba tornando-se, muitas vezes, um problema social grave de ser resolvido. É o caso da gravidez na adolescência.
Cabe destacar que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não se pode esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa. E se é à menina, que cabe a difícil missão de carregar no ventre, o filho, durante toda a gestação, de enfrentar as dificuldades e dores do parto e de amamentar o rebento após o nascimento, o rapaz não pode se eximir de sua parcela de responsabilidade. Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. Os pais assim como as famílias de ambos também passam pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.
Então nos perguntamos o porquê disso acontecer?
Existem ‘n’ fatores, o excesso de informação, a banalização do sexo pelos adolescentes, a degradação da imagem da família, a liberdade excessiva, a educação que não aborda assuntos que possam evitar estes acontecimentos.
A adolescência por si já é uma fase de descobertas, de mudanças, de curiosidade, e a formação moralista dada pelos pais que assim perdem o espaço para conversar com seus filhos sobre sexo, sobre a vida e sobre assuntos que quando não informados por eles , são informados pela internet, pelos amigos na rua, e são discutidos de forma escondida ou nas feiras de ciências, semas temáticas, como outras ocasiões pontuais.
O governo limita suas campanhas e não convencem ninguém, não tem credibilidade nem acessibilidade aos adolescentes que são influenciados facilmente.
Depois de engravidar e encher a cabeça de duvidas e temores algumas jovens pressionadas pelos seus parceiros decidem o pior, matar a criança ou feto. Decidem abortar a vida que surge dentro dela, atitude que muitas vezes custa a vida da também da mãe, pelo fato do aborto não ser legalizado no Brasil ( graças a Deus ), os procedimentos  ocorrem de modo precário em clinicas clandestinas.
Essa geração precisa de conscientização, de amor da família, de paz, e de Deus para aprender a viver !




Beijos, Rêh Azevedo <3

Um comentário:

Sugestões, Reclamações, Idéias? Quem faz o Discoladuh é você