segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Brasil, um país rico em ÁGUA.


ÁGUA NO BRASIL.
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja, 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d'água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. Ao mesmo tempo, é também uma das regiões menos habitadas do Brasil.


Em contrapartida, as maiores concentrações populacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. O maior problema de escassez ainda é no Nordeste, onde a falta d'água por longos períodos tem contribuído para o abandono das terras e para a migração aos centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, agravando ainda mais o problema da escassez de água nestas cidades.

Além disso, os rios e lagos brasileiros vêm sendo comprometidos pela queda de qualidade da água disponível para captação e tratamento. Na região amazônica e no Pantanal, por exemplo, rios como o Madeira, o Cuiabá e o Paraguai já apresentam contaminação pelo mercúrio, metal utilizado no garimpo clandestino, e pelo uso de agrotóxicos nos campos de lavoura. Nas grandes cidades, esse comprometimento da qualidade é causado por despejos de esgotos domésticos e industriais, além do uso dos rios como convenientes transportadores de lixo.

POLUIÇÃO DOS RIOS:
Sabemos que este é um problema grave que envolve toda a população, envolve a conscientização de toda uma população, temos grandes exemplos como o rio Tietê que já foi um rio maravilhoso mais hoje é apenas um esgoto a céu aberto.
Tudo isso acontece exclusivamente pela ação do homem, que não consegue manter a vida de forma sustentável, e despeja resíduos sólidos e líquidos nos rios sem tratamento.

Grandes acontecimentos como a seca trágica na Amazônia que matou toneladas de peixes, a escassez de água que já afeta o nordeste do Brasil e algumas cidades grandes. O lixo que não tem destino certo e correto e afeta os nossos lençóis freáticos.
Assim acusam a falta de saneamento básico pelo governo, esse também é um dos problemas que contribuem para a poluição, infelizmente ninguém vê.

CONFLITOS POR AGUA.
O Instituto Pacifico, especializado no assunto, contabilizou 50 episodios de confronto militar ou ataque terrorista pelo mundo relacionados ao acesso a recursos hídricos desde 2000.
Então podemos ver assim como nosso país corre perigo, temos 12% da água doce no mundo é quase obvio que podemos ser palco de uma guerra por água, uma guerra por vida!!

ALGUÉM PODE AJUDAR ?
Sabemos que existem políticos que lutam para mudar isso, no nosso estado MT temos o deputado estadual Sérgio Ricardo que luta pelas questões ambientais, que luta pelos rios mato-grossenses, luta para limpar o rio. Mais muita gente que poderia ajudar critica dizendo que ele nunca conseguira limpar o rio com meia dúzia de ajudantes.
MAIS NÓS PODEMOS AJUDAR!
Podemos fazer muito, começando pela nossa casa, economizar água e todo e qualquer recurso renovável.
By: Renata Azevedo !


Comentários:

Postar um comentário

Sugestões, Reclamações, Idéias? Quem faz o Discoladuh é você