quinta-feira, 8 de julho de 2010

Feios


Feios é uma historia futurística que fala sobre como (supostamente) será a nossa geração, o cenário é em meio a uma cidadezinha que se chama Vila Feia, lá ficam todos os jovens menores de 16 anos, isso porque no seu aniversário o jovem passa por uma operação tornando-se perfeito... A pele cheia de espinhas é trocada, os olhos tomam uma proporção adequada dando o ar de inocência, boca carnuda, nariz afilado, os ossos trocados para que a pessoa tenha a altura perfeita. Depois da operação os jovens são encaminhados para Nova Perfeição, o lugar onde moram os perfeitos que não precisam se preocupar com nada, a não ser curtir a sua vida.
Tally, a personagem principal, não vê a hora de se tornar perfeita, seu melhor amigo se tornou e ela quer reencontrá-lo, é então que Tally conhece Shay que não quer ser uma perfeita e foge para Fumaça, um grupo de foragidos onde todos continuam feios mesmo depois dos 16 anos. Tally é obrigada a ir atras da nova amiga, Assim começa uma alucinante aventura.
O livro trás objetos futurísticos, como pranchas e carros voadores, anéis de interface, hologramas e tudo mais... É uma ótima passagem de ida ao futuro

Na minha opinião

O livro nos fala sobre a beleza e nos faz perceber que nós nos valorizamos tão pouco. Eles se referem a essa geração como os enferrujados... Nós desperdiçamos tanta coisa em vão, Tally se assusta ao descobrir o que é o jornal, um livro com noticias sobre o dia que você lê e depois joga fora, no outro dia recebe outro, lê e joga fora e assim sucessivamente. Imagina... milhões de pessoas lêem jornal por dia, pense nas bilhões de arvores que devem ser derrubadas para que você possa folheá-las e jogar fora. Jornal é cultura. Ok! Mas e daí... Você prefere cultura ou sua vida? Temos a internet, temos a TV, Celulares, Netbooks e tudo mais, quem num mundo como o nosso precisa de jornal? GTalvez um mendigto para não passar frio. Eu digto SIM a exgtinção do jornal. A tecnologia da informação está aí pra ser usada, e nós jovens, precisamos pensar uma forma para salvar o NOSSO planeta.